30.03.2024 | Pastoral

Páscoa

Deus amou tanto o mundo que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crê não se perca, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16
Louvado Seja Deus que nos concede a alegria de viver a memória da sua paixão, morte e ressureição. Embora celebremos semanalmente a páscoa de Jesus, o Domingo da Ressureição é o domingo maior, aquele no qual nossa fé se agiganta e não se aguenta no peito, afinal, recordamos a vitória de Jesus sobre a morte e nossa caminhada com ele rumo a vida eterna.
Sabemos que em um longínquo passado nossos pais decidiram ignorar a Deus e ouvir a si mesmos sem perceber que ouviam aquele que primeiro se colocou acima de Deus e se dirigiu a eles através da serpente. O erro original, ou melhor, o pecado original de nossos pais foi crer que podiam ser iguais à Deus. Em uma palavra, nossos pais escolheram a si mesmos, tomaram a soberba como valor primário, isto é, fizeram da desobediência sua bússola. Quanta coisa ruim nasceu e nasce daí. Jesus, por sua vez, quando vem ao mundo e cumpre sua missão na cruz, Ele nos liberta do pecado original e reduz drasticamente a distância entre nós e o Pai colocando-nos de novo sob a influência Dele.
É possível em Cristo Ressuscitado experimentar ainda nesta terra as delícias da comunhão com o Pai e combater com vigor a influência do mal sobre nosso coração já desamarrado do pecado do éden. Contemplemos nos dias seguintes à paixão e morte de Jesus e, com os olhos do coração, vejamos o avesso do pecado original, isto é: para a soberba a humildade, para a desobediência a fidelidade à cruz, para liberdade que escraviza a servidão que liberta, para morte a vitória da ressureição. Lembremos exultantes que Cristo ressuscitou e Nele ganhamos nova vida. Pela revelação do Seu amor incondicional reanimemo-nos para acolher o que Ele nos disse: amai-vos uns aos outros como eu vos amei (João 13:34).
Uma Santa Páscoa a todos e todas! Paz e Bem!