23.03.2017 | Ensino Fundamental

Visita à Igreja Matriz de Baependi – História

Com os estudos de Filosofia aprendemos sobre as diversas maneiras de olhar (para descobrir, admirar e nos levar a refletir) e através da História aprendemos a valorizar e reconhecer uma fonte histórica.
Para colocar em prática o que foi aprendido nas aulas de Filosofia e História, os alunos do 6º ano fizeram uma visita à Igreja Matriz de Baependi envolvendo a observação do interior e exterior da Igreja, orientados pela guia turística Ana Cristina Ribeiro.
A  Igreja Matriz tombada pelo patrimônio histórico nos revela histórias e estilos da época que se confundem com a história da formação de um dos primeiros núcleos de povoamento da região sul-mineira, Baependi.
Os alunos admiraram entalhes, feitos por Monsenhor Marcos, que buscava na flora local a inspiração para a escolha dos motivos: folhas de acá, bananeira, unha-de-boi, cachos de uvas, de gravatás, folhas de fumo, enfatizando a flora local, conferindo à Igreja Matriz de Baependi, um estilo “sui generis” que a fazem única no gênero em todo o Brasil.
Observando, admirando, analisando e registrando, os alunos puseram em prática o que aprendem nas aulas teóricas, ampliando assim suas experiências e consolidando a aprendizagem.

Profª Elaine Baião – História