04.10.2021 | Fundamental 2º ano

Documentos que contam histórias – 2º ano

Iniciar a construção do saber histórico por meio da observação e identificação de objetos e documentos, permite aos alunos ampliar o conhecimento da própria história pessoal, dos familiares, da comunidade de que fazem parte e de outros contextos. Favorecem uma leitura mais ampla da sociedade, além de promover uma reflexão sobre a importância da preservação dos documentos e fontes históricas para a conservação da memória. 

Partindo deste princípio, os estudantes do 2º ano realizaram uma Visita Orientada à Casa da Cultura e a Igreja Matriz de nossa cidade a fim de conhecer as fontes históricas que nos levam conhecer um pouco da história de Baependi. 

Durante a visita, os alunos observaram fotos antigas da cidade, escutaram histórias, conheceram o trabalho do Patrimônio Histórico. Descobriram que a construção mais antiga de nossa cidade é a Igreja Matriz, com 267 anos e que a casa mais antiga de Baependi está localizada próxima ao Correio de nossa cidade. 

Agradecemos à Secretaria Municipal de Turismo, em especial a Flávia Lara, por nos receber tão bem e contribuir com nossos estudos!

Foi uma tarde muito rica e com muito aprendizado!

Professora Iara

 

Leia também