História

O Colégio Franciscano Santo Inácio tem suas origens no segundo grupo das Irmãs Franciscanas de Ingolstadt – Alemanha, que vieram para o Brasil em 1939 e que chegaram à Baependi no dia 07 de setembro do mesmo ano. Faziam parte deste grupo de Fundadoras: Ir. Edigna Schindler, Ir. Adelgundis Siegelt, Ir. Iolenta Kraus, Ir. Tharsilla Geyer e Ir. Emanuela Unertl.

Iniciaram seus trabalhos oficialmente no dia 04/10/1939, na Santa Casa de Misericórdia, atual Colégio Estadual Nossa Senhora do Montserrat, e começaram o Colégio Santo Inácio em 1º de março de 1940.

O Colégio recebeu o nome de Santo Inácio em homenagem ao Pe. Inácio Kusch, pároco da cidade, que deu grande apoio às Irmãs, acolhendo-as em Baependi e ajudando-as na construção do Colégio.

Assim foram iniciadas as atividades, atendendo crianças e jovens de Baependi e cidades vizinhas.
São mais de 75 anos de trabalho e pioneirismo na educação.

Ensino de excelência, grandes resultados e as melhores recordações!

O Colégio Franciscano Santo Inácio há 75 anos vem construindo sua história, contribuindo com a formação educacional do povo de Baependi e das cidades vizinhas. Sua missão está fundamentada nos pilares de uma Educação Franciscana baseada em princípios cristãos, sob a inspiração de São Francisco de Assis.

Ao proporcionar uma educação de qualidade, traz seu diferencial não só na forma como conduz a aprendizagem dos estudantes – promovendo-lhes ocasiões em que possam tornar-se sujeitos de seu conhecimento, através de métodos ativos e ricos materiais de suporte – mas, sobretudo, pela sua filosofia.

O Colégio tem como prioridade:

  • O conhecimento e a interação a serviço da Vida;
  • A promoção da Paz;
  • O sentido do Serviço, que implica o saber, o comungar e o somar;
  • Um ensino de qualidade.

Você sabia?

Atualmente o Colégio Franciscano Santo Inácio, juntamente com outros Colégios e Centros Franciscanos de Acolhimento, é uma das unidades integradas da Associação Cultura Franciscana – ACF – que está presente nos estados de Pará, Minas Gerais, Paraná e São Paulo.