15.08.2022 | Notícias

Semana da Família

A família é o berço em que conhecemos o amor, a fé e a nós mesmos. É nesse núcleo tão importante que descobrimos a nossa natureza de seres sociais, ou seja, de seres que vivem suas potencialidades e tem suas necessidades atendidas apenas se estiverem juntos, como uma comunidade.
Mais que isso, é na família que aprendemos a equilibrar o eu e o nós. Toda vez que queremos, por exemplo, mais carinho, atenção ou aquele alimento saboroso só para nós, as necessidades do irmão, dos pais e dos parentes aparecem diante de nós e nos fazem repensar se a nossa vontade é que deve prevalecer. É nesse exercício diário de amar e ser amado que, devagar, vamos aprendendo a abrir mão de alguns desejos pessoais para estampar no rosto da nossa família o mesmo sorriso e contentamento que ela estampa no nosso regularmente.
A experiência da fé, em geral, também é proporcionada pela família, que nos apresenta Deus quando ainda somos crianças e nos introduz em uma comunidade religiosa. Os hábitos familiares de oração, reflexão e partilha das dúvidas, dores e alegrias, assim como, das boas obras desde a tenra idade ajudam-nos com o autoconhecimento, a formação do caráter e no processo de imersão no universo da transcendência.
Inclusive é muito comum vermos as pessoas descobrirem sua vocação espelhando-se na própria família. Muitos se tornam religiosos, padres ou se sentem chamados para o matrimônio e uma vida de leigo ativa contemplando os exemplos e os conselhos dos pais, irmãos, etc.
Uma família pode nos dar desde cedo a chance única de nos escutarmos e nos conhecermos melhor individual e mutuamente. A família que se conhece, que se apoia de verdade e que ama a Cristo é como uma rocha sólida cujas tempestades, o calor, o frio e o vento quase não lhe causam efeito. Os seus integrantes são animados, versáteis e capazes de responder aos desafios do seu tempo, sem deixar de praticar valores como empatia, solidariedade e amor.
Nessa semana, o colégio pede as bênçãos de Deus para todas as famílias que integram conosco a nossa grande família Santo Inácio, dividindo a missão franciscana de transformar o vale de lágrimas em vale de graças.
Que a Sagrada Família inspire a todos nós a sermos mais gratos e amáveis com nossos familiares e que São Francisco e Santa Clara nos ajudem nessa tarefa.
Paz e Bem.