10.05.2019 | Infantil 3

Caixas da Natureza

A infância é um território de encantamento com a Natureza.

Perceber o seu funcionamento, observar sua beleza e construir um gosto pelo ambiente, são experiências de estreitamento de laços que facilitam a compreensão da importância da preservação.

Foi pensando em proporcionar essa interatividade das crianças com o que é natural, que ao longo das últimas semanas, as professoras das turmas de Infantil III “S” e “I” inscreveram e envolveram suas turmas no “Projeto Caixas da Natureza”, uma iniciativa do programa “Ser Criança é Natural”.
Através dessa proposta, os alunos passaram a observar melhor a natureza ao redor, e então, foram convidados a explorar os espaços da escola.

Os pequenos encantaram-se com a horta e com as histórias que habitam ali, conheceram árvores, sementes, ervas e flores.

Após participarem de diversas vivências significativas, as crianças organizaram com muita criatividade suas “Caixas da Natureza”, onde recolheram itens que revelam a natureza ao redor.
Esse projeto, que funciona como um amigo oculto de caixas, é uma brincadeira incrível que acontece por todo Brasil e é dividido por estações do ano.

Quem enviou uma caixa, recebe outra.

Conversamos com a turma e a empolgação foi unânime! Começamos então a traçar nossa história dentro do projeto.

E assim aconteceu: as turmas construíram suas caixas com destino a outros estados do Brasil.
Coletaram, observaram, escolheram, selecionaram e discutiram toda a formação das caixas.
Nelas estiveram presentes elementos como folhas de diferentes plantas, sementes, ervas, “varinhas mágicas”, frutas do pomar, colagem com elementos naturais, quadros com tintura natural, casulo, entre outros tesouros.

As caixas seguiram viagem no final desta semana e nossos alunos aguardam ansiosos a chegada de outras caixas, enviadas por pequenos investigadores de outros lugares do país.

Professoras Taciana e Josiane