28.08.2023 | Infantil 2

Dia do Folclore no Infantil II

No dia 22 de agosto, comemoramos o Dia do Folclore.
Trouxemos este tema para os estudantes do Infantil 2 “I” através da versão de uma história super conhecida, mas com outro olhar e bem mais brasileira!

Em nosso imaginário, navegamos pelo berço da Amazônia onde um clássico da literatura foi recontado pela autora Cristina Agostinho em “Chapeuzinho Vermelho e o Boto Cor de Rosa”.

Na conhecida história de Chapeuzinho Vermelho, a protagonista é uma menina negra, muito esperta e generosa, que carrega em sua cesta alimentos típicos da região norte do Brasil, o lobo é substituído pelo boto cor de rosa, em uma jornada que nos apresenta detalhes da cultura amazônica a partir de uma abordagem lúdica e enraizada na cultura brasileira.

É necessário que as imagens e as histórias estejam alinhadas com a construção de identidades positivas, como também com a afirmação de referenciais de beleza que contemplem a pluralidade étnico-racial existente no país.

Ao longo de todo o ano, incluímos as lendas folclóricas em nosso Planejamento Anual, aproximando nossos estudantes da cultura Brasileira, tão importante para nós.

Nesta semana em especial, preparamos propostas enriquecidas, como Hora do Conto com personagens que fazem parte do imaginário coletivo, como o Saci, a Sereia Iara, o boitatá, destacando o Boto cor-de-rosa, eleito o favorito dos pequenos.

Professora Isis.