29.03.2017 | Ensino Médio

Espaço Geográfico: modificações e permanências

A  fotografia  é  um  registro  visual  de  um determinado  espaço geográfico num momento histórico, possuindo grande   valor  de  comunicação, nos auxiliando na compreensão  das relações  sócio-espaciais.
A análise  de imagens  e  registros fotográficos facilita o  ensino-aprendizagem  da  Geografia  na  leitura  da  paisagem  geográfica, além de  tornar as aulas mais interessantes e prazerosas.
Para melhor compreensão das transformações do espaço geográfico como produto das relações sócioeconômicas, os alunos dos 1ºs anos do Ensino Médio, utilizando fotos antigas do município de Baependi, realizaram um trabalho que envolveu o registro fotográfico.
De posse das fotos antigas, os alunos fotografaram o mesmo lugar, do mesmo ângulo.
Em sala de aula, comparando as fotos, puderam observar os estilos arquitetônicos, as novas funcionalidades dos prédios mais antigos, as mudanças e permanências, podendo assim perceber  o espaço como algo vivo e dinâmico.
Através desse trabalho os alunos observaram, interpretaram e analisaram as semelhanças e diferenças através da comparação das imagens e perceberam que as alterações acontecem conforme a sociedade  ocupa o espaço.

Profª Elaine Baião – Geografia

Leia também