25.02.2016 | Notícias

Conhecer para combater: Um Mosquito, três doenças – Biologia EM

Entre 3 e 4 milhões de pessoas devem contrair o vírus zika em 2016 no continente americano, sendo que 1,5 milhão desses casos devem ser registrados no Brasil. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde ) nas Américas. O zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, avança no Brasil, espalha-se pelo mundo e provoca uma onda de alarmismo. A questão agora é colecionar mais evidências científicas que comprovem a relação do vírus com os casos de microcefalia.

O Professor de Biologia do Ensino Médio, Rodolfo Ribeiro, apresentou um tema atual em uma Sequência Didática: “Conhecer para combater”.

Durante as aulas dos 1ºs anos até os 3ºs anos do Ensino Médio, o professor salientou a gravidade da situação, os meios de contaminação, como eliminar os possíveis criadouros do mosquito e os recursos que estão sendo usados para alertar a população. Também salientou as medidas de prevenção e controle da doença Zika, que são as mesmas adotadas para a dengue, febre amarela e chikungunya.

As aulas aconteceram no Laboratório de Informática, onde houve pesquisa, discussão sobre o tema e informações e imagens sobre a biologia, a morfologia e hábitos de vida do mosquito. Tais informações podem auxiliar o estudante a construir seus conhecimentos sobre o tema.

Leia também