Ensino Fundamental

Ensino Fundamental 1º ano ao 9º ano

No Ensino Fundamental, a formação é entendida como básica no sentido de que nesta etapa da escolaridade se inicia a caminhada formal do saber onde ampliam-se as visões do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta nossa sociedade.

O currículo e as disciplinas se estruturam em torno dessa meta e buscam, a cada ano escolar, organizar o conhecimento e o ensino, de modo que os estudantes se apropriem do saber escolar e das habilidades de pensamento valiosos para sua formação.

Este Nível de Ensino se responsabiliza por um período longo e plural de experiências de vida dos alunos. Da infância à adolescência, o Ensino Fundamental dá uma atenção especial a cada um como pessoa em contínuo crescimento e desenvolvimento, com suas singularidades e necessidades marcadas pelas diferenças em termos de pensar e sentir, e da compreensão possível sobre o mundo.

As disciplinas são organizadas de forma harmônica, sem privilégio desta ou daquela, todas estão em função da formação integral do estudante. Organizamos nossa proposta de forma a equiparar em importância com as demais disciplinas, aquelas que enfatizam as manifestações corporais, culturais e artísticas, e sua contribuição para o conhecimento e o resgate de si mesmo e do outro.

O que caracteriza cada ano escolar é a constante ampliação do conhecimento e das habilidades de pensamento, visando maior autonomia e independência de cada estudante.

No Ensino Fundamental valorizamos a importância da parceria com a família, entendida como ambiente educativo privilegiado. Por isso as tarefas de casa, as pesquisas, as entrevistas, a troca de opiniões dos alunos com suas famílias e da escola com os familiares estão presentes nos planos escolares, como ferramentas para complementar o processo de formação dos estudantes.