12.06.2019 | Notícias

Pint of Science – Com o tema Filosofia e Arte: deu “match”

Aconteceu em Varginha, a 4ª edição do “Pint of Science”. Aos que não conhecem, o projeto foi trazido ao Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), sendo realizado pela primeira vez em terras brasileiras em 2015, em São Carlos, no interior de São Paulo. O objetivo é levar o “Pint of Science” para todas as cidades do mundo e mostrar a ciência como ela é: divertida, fascinante e inspiradora.
Discussão sobre as interações entre arte e filosofia feita por quem pesquisa na área. A arte, tanto erudita quanto popular, possui reflexos na filosofia, no pensamento e na história da humanidade.
Roda de Samba Roda da Vida – A filosofia de botequim se caracteriza por um modo polissêmico de questionar as mazelas e as agruras da existência. Existe um conteúdo filosófico no pensamento “miúdo” do samba. Filosofia discutida a partir da obra de Noel Rosa, Paulinho da Viola e Chico Buarque,
Francisco Antônio Romanelli (Pesquisador na área de Ciências da Linguagem. Autor do livro “Roda de Samba, Roda da Vida” sobre Filosofia e Samba).
“Causos” do Interior” – Uma discussão sobre as narrativas orais e o discurso fantástico, relacionada aos estudos dos “causos”, típicos das pequenas cidades do interior.
Daianna Brasilio de Araújo Pompeu (Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí/MG). Possui graduação em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2002), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas e mestrado em Letras pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações (2005), possui especialização nas áreas de Psicopedagogia, Supervisão Escolar e Artes. Daianna é professora adjunta da Universidade Presidente Antônio Carlos, Unis-MG e do Colégio Franciscano Santo Inácio (Associação Cultura Franciscana). É pesquisadora da cultura popular e das versões e sentidos nos casos da cidade de Baependi, no Sul de Minas.