09.07.2018 | Ensino Médio

Experiência – Química EM

Nessa experiência que os alunos do 1º ano EM realizaram, a água mudou várias vezes de cor. Eles utilizaram apenas 3 ingredientes fáceis de encontrar: permanganato de potássio, açúcar e soda caústica.
O permanganato de potássio você encontra nas farmácias. É bem baratinho. O açúcar e a soda caústica são fáceis de encontrar nos supermercados.
Eles diluíram uma pastilha de permanganato de potássio em cerca de 150 ml de água.
Em um segundo recipiente, também com 150 ml de água, diluiram 1/2 colher de soda cáustica e 1 colher de açúcar. (Muito cuidado com a soda cáustica, pois ela é corrosiva!)
Eles misturaram em um terceiro recipiente, a solução diluída de soda cáustica com açúcar. Depois colocaram a solução de permanganato de potássio para que ocorresse a reação.
(No início da experiência, o íon permanganato (MnO4–) tem a coloração violeta. Aos poucos, ele se transforma em manganato (MnO4–2), que é verde, e dióxido de manganês (MnO2), que é marrom, mas diluído tem aspecto amarelo claro.
Essa transformação química ocorre porque o açúcar, quando misturado com soda cáustica, libera elétrons e o íon permaganato “pega” os elétrons liberados.)
Cores lindas começaram a surgir com a reação.
Nada melhor do que aprender Química se divertindo!

Professora Luciléia – Química EM

Leia também