20.02.2018 | Fundamental 6º ano

Observação de ambientes – 6ª ano – Ciências

O 6º ano está iniciando um projeto de aproximação com o meio ambiente, de forma a se sentir parte da natureza. Esse sentimento de pertencer ao meio leva ao respeito e à valorização de todos os elementos com os quais partilhamos a vida.
Com muita curiosidade e atenção, eles observaram diversos ambientes do Colégio, estudando, anotando, desenhando e aprendendo. São realmente “pesquisadores” e “cientistas” analisando seu ambiente. Observaram seres vivos, elementos abióticos, um fascinante relacionamento. De volta para a sala de aula é hora de retomar anotações, elaborar hipóteses e fixar o que aprenderam.
Através da dinamização de aulas de campo, é possível motivar os alunos para o estudo e fazer uma articulação entre conhecimentos teóricos e práticos, mediante a possibilidade de se observarem diferentes tipos de elementos, seres e seus habitats. Esse tipo de trabalho que se pretende estimulante para a aprendizagem visa, ao mesmo tempo, contribuir para a diminuição do insucesso, aumentando o gosto pelas atividades escolares e extraescolares.
A possibilidade de sair da sala de aula e entrar em contato com o conteúdo disciplinar de forma efetiva traz benefícios indiscutíveis, colocando o aluno em contato direto com o meio ambiente e suas diversas características.

Professora Sonia Teixeira Lopes – Ciências